Como estudar de maneira efetiva com o mínimo de esforço

 


Primeiro tenha em mente que o "mínimo" esforço será bastante esforço, não há aprendizado sem queima de calorias. Estudar com mínimo esforço significa eliminar desperdício de esforço.

O cérebro é como um músculo, ele pode ser submetido a grande esforço, mas vai se cansar com isso, há um limite para o que seu cérebro consegue processar e aprender.

Divida sua carga cognitiva: um pouco por dia rende mais que juntar tudo para o dia "do tempo livre". Não se sobrecarregue. "Passar" por um conteúdo não significa necessariamente ter aprendido. Defina sua carga cognitiva de acordo com o nível de profundidade que você pretende atingir, divida essa carga em pedaços que você suporte.

Encontre um ambiente que favoreça a concentração: escolha um período de tempo que você saiba não ter interrupções, encontre um local apropriado, onde você se sinta confortável, molde o ambiente para evitar distrações.

Não desperdice energia: defina um período de tempo confortável para se manter exclusivamente concentrado no conteúdo que vai estudar e durante esse período evite interrupções.

Note seus limites:  quando você lê uma frase simples e tem dificuldade de compreender o sentido todo, tem que ler de novo, perde a concentração no meio, e tal, talvez tenha passado seu limite do dia ou da hora.


postar comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.