Código de Trânsito Brasileiro - Classificação das vias

 


Urbanas: via de trânsito rápido; via arterial; via coletora;via local;

Rurais: rodovias;estradas.


Vias urbanas: são as ruas, avenidas ou caminhos abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente pela existência de imóveis edificados ao longo da sua extensão.


Via de trânsito rápido: é a via urbana caracterizada por acessos especiais ( vias marginais, trevos e viadutos) , com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres. Velocidade máxima permitida: oitenta quilômetros por hora, ou a que estiver na sinalização regulamentar local.


Via arterial: é aquela que  interliga bairros e regiões de uma mesma cidade. É caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforos ou sinalização de parada obrigatória nas vias que com ela cruzam, e com acessibilidade aos lotes lindeiros. ( parques, estacionamentos e garagens).Velocidade máxima permitida: sessenta quilômetros por hora, ou a que estiver na sinalização regulamentar local.


Via coletora: trata-se da maioria das vias de uma cidade. Geralmente não possui sinalização de regulamentação de velocidade. Destina-se a coletar e distribuir trânsito para as demais vias de maior fluxo. Velocidade máxima permitida: quarenta quilômetros por hora , ou a que estiver na sinalização regulamentar local.


Via local: é aquela caracterizada por interseções no mesmo nível e sem semáforos , destinada apenas ao acesso local ou áreas restritas. Velocidade máxima permitida: trinta quilômetros por hora.


➤  Vias rurais: são vias públicas para circulação de pedestres, animais e veículos e destinam-se à interligação entre Municípios, Estados e Nações. Podem sem:


Rodovia: tem a pista de rolamento pavimentada. A velocidade nas rodovias poderá ser, se não houver outra regulamentação no local , até 100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas e 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos.


Estrada: é aquela cuja pista de rolamento é desprovida de pavimentação. Em estradas, a velocidade máxima poderá ser de 60 km/h (sessenta quilômetros por hora) ou segundo regulamentação local.


postar comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.