Edital saiu!!! E agora o que eu faço?



Esperar pelo edital é normal?

Todo concurseiro sabe que esperar pela publicação do Edital é normalíssimo sim.  A longa espera de meses, às vezes durando mais de um ano por um Edital, é perfeitamente aceitável, pois o momento da publicação de um Edital é sempre imprevisível. Está sempre sujeito a uma série de ações: reconhecimento do número de vagas, pedido de autorização, escolha da banca organizadora, discussão dos termos, etc. Pode ser que haja uma mudança na estruturação do órgão ou instituição que vai causar demora, como se deu quando houve uma fusão da Secretaria da Receita Federal com a Previdenciária, ocorrência que retardou  em muito o tão aguardado concurso para preenchimento das vagas para o cargo de auditor da Receita.
Qual orientação pode ajudar enquanto o Edital não vem?
Como Você pode agir até que venha o Edital? Estudar... é a melhor solução. Inclusive porque o mais indicado é que o pretendente à aprovação em concurso público se prepare para uma área de atuação, e não para um concurso específico, pois que a imprevisibilidade do Edital tão esperado faz com que o candidato que pretende uma determinada vaga de um órgão específico, vá ocupar outro lugar em outro órgão ou instituição.
Quer um exemplo?
Aquele que aguarda a oportunidade de concorrer a uma vaga para o INSS pode aproveitar Editais para outros cargos administrativos, como os de níveis médio ou superior dos Tribunais, que pedem matérias iguais às solicitadas para os cargos de técnico e analista do INSS. Se um candidato está se preparando para o concurso da Polícia Federal, automaticamente ele também se qualifica para concorrer aos concursos para a Polícia Civil, que oferece cargos semelhantes. E ainda, conforme o for o seu perfil, pode o candidato concorrer também  para a área de fiscalização nos Estados, como o  ICMS ou nos Municípios como o ISS, uma vez que as matérias cobradas para a PF são básicas da área fiscal.

 Estude com nossas apostilas